segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Retorno de Ganso à Vila tem boneco de 'judas', vaias e chuva de moedas


Hostilizado pela torcida santista, meia pede punição ao ex-clube, por conta das moedas atiradas no gramado

Por Lincoln ChavesSantos, SP
286 comentários
 Como previsível, a volta do meiaPaulo Henrique Ganso à Vila Belmiro, agora como jogador do São Paulo, incomodou muitos torcedores do Santos. Irritados pela maneira como o meia recusou as propostas para renovação com o Peixe, optando por aceitar a transferência para o rival Tricolor, alguns santistas montaram um boneco de espuma para ser "malhado", como se fosse um Judas, num bar próximo aos portões 1 e 2 da Vila Belmiro. Ele tinha os dizeres "Gan$o traíra", além de um emblema do São Paulo.
Segundo Rafael Meta, um dos idealizadores do protesto, a manifestação foi organizada por meio de uma rede social. A ideia, de acordo com o torcedor, é que, pouco antes do jogo, seja feita uma espécie de "malhação ao Judas" no boneco.
- O protesto foi pensado durante a semana. Esperávamos por esse jogo desde setembro (quando Ganso foi negociado com o São Paulo, por R$ 23,9 milhões). A raiva da torcida estava muito grande. Acho que a preocupação maior é até mais com o Ganso do que com o São Paulo. E depois, vamos malhar o Judas, que é o que ele merece - disse Meta.
Vale lembrar que na entrevista coletiva que concedeu na última quinta-feira, o atacante Neymar pediu para que os torcedores santistas não promovessem manifestações contrárias a Ganso, dizendo que não iria se sentir bem em ver o amigo recebido de forma negativa na Vila Belmiro.
boneco Ganso torcida Santos clássico contra o São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Torcedores santistas malham boneco de Ganso perto da Vila (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Dentro de campo, muitas vaias e até perseguição mirim
Como esperado, Ganso também foi hostilizado. Assim que passou pelo túnel e apareceu no campo, o meio-campista ouviu uma série de palavrões. Sem exibir qualquer reação, seguiu o restante do time para fazer uma saudação à torcida tricolor, localizada atrás de um dos gols.
– Ganso, vai se f..., quem tem Montillo não precisa de você! – gritaram os santistas.
Os protestos continuaram enquanto o Santos não subiu ao gramado. Boa parte do estádio gritou “É traidor”  e “o Ganso é traidor” para o armador que rompeu com a diretoria e se transferiu para o São Paulo no segundo semestre do ano passado.
Até mesmo os mais jovens se mostraram irritados com Paulo Henrique. Um dos meninos que aguardava a chegada do Santos se aproximou do meio-campista para cumprimentá-lo. Assim que o jogador estendeu o braço, o menino tirou a dele. Ganso ameaçou chutar uma bola contra ele, e o garoto saiu correndo.
Neymar e Ganso no jogo do Santos e São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Neymar e Ganso se cumprimentam antes do jogo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Mais vaias apareceram quando os jogadores se cumprimentaram após o hino nacional. Puxando a fila, Neymar deu um forte abraço no amigo, fazendo com que os santistas voltassem a chamá-lo de traidor.
Na saída para o intervalo, muitos torcedores atiraram moedas em direção a Ganso. Ele reclamou da atitude e pediu punição ao Santos. E também ironizou:
- Vocês estão vendo isso? Será que vão ser punidos? Tenho de pegar (as moedas) e dar para quem precisa (...)
Ganso já havia visto uma chuva de moedas em seu último jogo pelo Santos na Vila Belmiro, contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o Peixe foi julgado e punido com a perda de mandos de campo.
Ganso do São Paulo no clássico contra o Santos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ganso divide com Bruno Peres (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário