terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Autor de almanaque promete livro sobre Neymar: 'Mas só se ele ficar'


Guilherme Nascimento acredita que se o craque permanecer no Santos se tornará o maior personagem da história do futebol nos últimos anos

Por *GLOBOESPORTE.COMSão Paulo
3 comentários
Almanaque do Santos (Foto: Globoesporte.com)Autor promete livro sobre a trajetória de Neymar
no Santos (Foto: Globoesporte.com)
Com mais de 200 partidas pelo Santos, Neymar está presente em cerca de 3% do Almanaque do Peixe, lançado nesta segunda-feira e que relata os 5.627 jogos do clube, entre 1912 e 2012. O autor Guilherme Nascimento avisa que o camisa 11 do time só ganhará um livro sobre sua história caso permaneça no clube.
– Tudo indica que até 2014, pelo menos, o Neymar fique. Mas se ele fizer o contra-fluxo de não ir para a Europa e permanecer no clube para sempre ele passa a ser disparado o maior jogador de futebol dos últimos 30 anos – apostou Nascimento, santista fanático.
As 392 páginas do Almanaque do Santos contêm dados como local do jogo, data do confronto, escalação dos times, placar, além de comentários e curiosidades sobre as partidas. A maior delas revela que Pelé já atuou como goleiro e também já marcou um gol diante do Peixe. Neymar, por sua vez, tem pouco espaço no livro, por enquanto.
– O Neymar está fazendo algo que o Sócrates fez no Corinthians, de politizar os dirigentes. Ele está mostrando que é possível ficar e se o Santos e o Neymar conseguirem manter isso será a maior contribuição para a história do futebol brasileiro – declarou o autor.
– A política de salário dos clubes hoje em dia indica que é possível um grande jogador atuar no Brasil. O Corinthians fez isso com o Ronaldo, apesar de que era menos complicado por ele estar em fim de carreira na época. Se o São Paulo tivesse feito com o Lucas, ou o Internacional, lá atrás, tivesse segurado o Pato, o futebol ia ter muito mais graça. Não adianta ter uma grande camisa, mas não ter ninguém de nome para vesti-la. O Neymar ainda tem um caminho para percorrer, mas está próximo de se tornar um dos maiores personagens para se contar a história – completou Nascimento.
Enquanto Neymar ainda tem mais de um ano de contrato com o Santos para depois decidir se permanece ou não, Guilherme Nascimento já adianta que o Almanaque do clube terá uma segunda edição, com dados estatísticos. Um livro menor, sobre histórias emblemáticas do Peixe também está previsto para ser lançado em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário